quinta-feira, 28 de maio de 2009

Adalberto Febeliano é entrevistado por Ana Maria Braga

A apresentadora Ana Maria Braga conversou com o especialista em aviação civil. Segundo Adalberto, existem muitas possíveis causas para o acidente com infinitas variáveis. Pode ter sido um erro da torre, um erro do piloto, do co-piloto, um problema da aeronave ou problemas na pista. O especialista lembrou o caso do acidente da Gol, quando várias hipóteses infundadas foram levantadas, inclusive que os pilotos do Legacy estariam fazendo acrobacias com o avião quando ele se chocou com a aeronave da Gol, suposição que foi descartada com as investigações. Sobre as condições do aeroporto de Congonhas, Adalberto lembra que ele é o de maior movimento da América Latina e os riscos de acidentes são proporcionais ao número de pousos e decolagens.O especialista é contra a desativação de Congonhas, pois existem vários aeroportos no mundo que funcionam em condições similares, próximos de local com grande concentração de casas e fluxo de veículos, e estes fatores nunca influenciaram nos acidentes.
Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL480949-10345,00.html




O professor da Anhembi Morumbi Adalbero Febeliano é engenheiro aeronáutico formado em 1984, com mestrado em Produção. Atualmente é sócio gerente da Interflight Ltda., professor de Economia do Transporte Aéreo na Universidade Anhembi Morumbi e Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A.

O curso na Anhembi Morumbi

O curso de aviação civil na Universidade Anhembi Morumbi possui duração de 3 anos e está disponível nos períodos matutino e noturno, nos campus Centro e Vila Olímpia.
Os alunos que optam por pilotagem treinam em modernos simuladores de voo, em que recebem instruções de voo por instrumentos (IFR), e no simulador de BOEING 737 NG. Além disso, o curso ainda conta com laboratórios de motores e componentes aeronáuticos e laboratórios de física, bem como programas de controle de aeroportos.


Ao final do curso, você estará apto a: Comandar aeronaves ou desempenhar atividades na administração de empresas de táxi aéreo, resgate aeromédico, reportagem ou publicidade aérea, ou atuar como piloto particular ou instrutor de voo. Supervisionar atividades de manutenção. Desenvolver novos projetos comerciais que envolvam aeroportos. Trabalhar em empresas privadas que possuem ou administram aeródromos. Ingressar na parte administrativa das empresas aéreas.



Você terá a possibilidade de obter o Certificado Teórico de Piloto Privado e Comercial de Avião ou Helicóptero, homologado pela Anac, e o Certificado EC-PREV (Elemento Credenciado em Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), homologado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) o que amplia as oportunidades em sua carreira.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aviação Civil - Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi é a única universidade em São Paulo que oferece graduação em Aviação Civil. O curso começou em 2001 e por cinco anos é reconhecido pelo MEC com conceito máximo. O curso oferece aos alunos uma formação abrangente e de nível internacional e homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com a possibilidade de atuar nas mais diversas áreas da aviação civil.
Os laboratórios têm os mais modernos simuladores de voo, laboratórios de motores, componentes aeronáuticos e programas de aeroportos. Oferece também os benefícios da Universidade em parceria com a Laureate, caso o aluno decida fazer intercâmbio.
A Anhembi Morumbi possui parceria com a Tam Linhas Aéreas.