quarta-feira, 3 de junho de 2009

Professor Augusto Trindade fala sobre o acidente com o Air Bus da Air France

Entrevistamos o professor AugustoTrindade, especialista em prevenção de acidentes da Universaidade Anhembi Morumbi, que falou sobre o acidente com o avião da Air France na última segunda-feira .

Sobre as investigações, o professor fala:"Além das buscas, o Brasil provavelmente será convidado para particpar das inverstigações"

Ele também levanta várias hipóteses sobre as causas do acidente: "São inúmeras hipóteses, são inúmeros fatores contribuintes. O próprio investigador não pode fechar uma hipótese, não pode dar palpites. É difícil para quem trabalha com prevenção de acidentes e investigação dizer o que aconteceu, o que eu posso dizer é que existem vários fatores contribuintes, desde fator humano á fator material, ou todos juntos.

Uma das hipóteses levantadas foi a de que um raio tivesse atingido a aeronave, e ele também fala sobre isso: "É difícil você dizer: não foi um raio que atingiu. Não. Pode ter acontecido isso? Pode, pode ser um dos fatores, mas a consequência de um raio atingir uma aeronave não necessariamente vai derrubar uma aeronave, pode acontecer de um raio atingir a aeronave e não acontecer nada. Essas aeronaves têm todo um sistema elétrico que ajuda a desitar a energia que ela absorve de um raio, mas a gente não sabe que tipo de raio é, se ele estava dentro de uma turbulência, dentro de uma região de instabilidade meteorológica, a gente não sabe isso"

Acidente


Na última segunda-feira(1), o air bus A300-200 que decolou do aeroporto do Galeão no Rio com destino à Paris, na França desapareceu supostamente na região de Fernando de Noronha. Segundo a empresa aérea Air France, havia 228 pessoas entre passageiros e tripulantes. Eram 58 brasileiros, 61 franceses e pessoas de 30 outras nacionalidades. O último contato da aeronave detectado pelas torres de controle brasileira foi ás 22h33 , às 23h48 foi enviado uma mensagem automática notificando uma pane elétrica ainda no espaço aérea brasileiro. Segundo meteorologistas, na rota em que o avião trafegaria haveria uma área de instabilidade. Várias hipóteses foram levadas: um raio teria atingido a aeronave, uma turbulência muito forte teria danificado a estrutura do avião e até um container teria se soltado no porão. Mas não existe nenhuma certeza. Ontem além de encontradas peças do avião, foi divulgada a lista com os nomes dos 57 brasileiros que estavam no voo.

No Rio e em Paris, a empresa aérea montou plantões ara atender os familiares das vítimas.

Registramos aqui nossos sentimentos as famílias das vítimas do voo AF 477.


Nenhum comentário:

Postar um comentário